x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Educação e Cultura

Realidade digital

Experiência aprendida com a pandemia transformou a realidade das instituições
Aos poucos, as salas de aula voltaram a ter a presença dos alunos, mas a rotina dos profissionais de educação ainda não se normalizou. Os projetos criados para manter as atividades durante o período do isolamento social serviram de aprendizado para as empresas e apontam uma transformação positiva para o setor que se apoia na tecnologia para garantir um resultado de excelência e de transformação na vida dos estudantes.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 10, 2021

Colégio Particular

Reinventar é o verbo mais conjugado no Colégio Maxi. Com uma história de três décadas ligada à inovação e empreendedorismo, a instituição se autodefine como uma escola de vanguarda, em permanente evolução, desde a fundação. Para enfrentar as mudanças impostas pelo distanciamento e a necessidade do ensino remoto, a escolha da instituição foi a de escuta. Uma série de pesquisas foi realizada com pais e alunos para que o contato fosse o mais efetivo para o principal objetivo: educar. “Acreditamos na parceria entre escola e família, na comunicação transparente e, principalmente, no respeito à nossa comunidade”, detalha Débora Durães, diretora-geral do Colégio Maxi. Há 26 anos reconhecida pelos londrinenses no Top de Marcas, a empresa mantém sua fé na educação como transformação. “Esse reconhecimento é resultado de muita dedicação, de muito comprometimento e, acima de tudo, de muito respeito aos nossos alunos e à comunidade”, comemora a diretora.

Maxi
30.3%
Marista
16.4%
Londrinense
9.8%
Universitário
9.0%
Adventista
4.1%
Outros
23.8%
Não Lembra
6.6%

Colégio Internacional

A proximidade entre a escola e as famílias foi a principal preocupação da St. James’ International School durante o período em que as aulas precisaram ser a distância. Conhecer cada aluno pessoalmente foi a razão para que o período fosse enfrentado sem prejuízos. Outro facilitador para a escola foi o preparo do corpo docente em relação à tecnologia. “Há três anos, já vínhamos investindo na formação tecnológica dos professores. Por isso, eles já estavam ambientados com o uso de ferramentas digitais dentro de sala”, explica a diretora da instituição, Marcia Kobayashi. As aulas pelo computador tiveram um lado positivo. “Os pais puderam ver a qualidade do educador em sala de aula, o conhecimento técnico, o controle de turma e a empatia com os alunos”, aponta. O resultado pode ser visto ao longo dos 24 anos de experiência na comunidade, com casos de aprovação de estudantes em centros como Harvard, Columbia, Berkeley, University of Chicago e a University of Pennsylvania.

St. James'
22.0%
Wizard
6.9%
Haward
4.9%
Cultural
4.3%
Maxi High School
3.8%
Outros
17.2%
Não Lembra
41.0%

Universidade Particular

O balanço das atividades da Unifil sobre o período recente aponta o tamanho da empreitada que a instituição promove no ensino superior. “A pandemia exigiu que o segmento de educação avançasse 10 anos em apenas 20 meses”, aponta o reitor Eleazar Ferreira. O desafio, no entanto, trouxe como resposta para a intuição a certeza de que a necessidade dos alunos em sala de aula jamais irá se extinguir. Reconhecida pelos londrinenses pela primeira vez como a mais lembrada no segmento, a universidade aprofundou seus vínculos com a cidade durante a pandemia da Covid-19, mantendo as portas abertas para que profissionais da saúde auxiliem as famílias no diagnóstico, tratamento e recuperação frente ao coronavírus e suas sequelas. “Garantimos o estudo ininterrupto aos estudantes, preservando sua integridade física e sua formação”, lembra Ferreira. Para o futuro, o Centro Universitário Filadélfia reforça a missão em investir em educação disruptiva, engajadora e conectada com o mercado de trabalho.

Unifil
35.2%
Unopar
31.0%
PUC
13.3%
Pitágoras
7.2%
Unicesumar
3.6%
Outros
4.3%
Não Lembra
5.4%

Cursinho Pré-Vestibular

O vestibular é um dos momentos mais estressantes na vida dos jovens. Estar sob teste e fazer a escolha profissional ainda na adolescência são enormes desafios. O momento nos últimos dois anos foi ainda mais complexo devido à pandemia. Por isso, o Sigma investiu em ações para garantir a saúde mental dos alunos, com atendimentos individualizados, muita conversa e acolhimento. Tudo sem perder o foco na aprovação dos estudantes na universidade. O resultado foi a criação de cursos intensivos para as provas da UEL e do Enem. “A pandemia nos fez perceber que as tecnologias são recursos que podem continuar sendo adotados mesmo sem a exigência do isolamento. O modelo de educação híbrida, com aulas presenciais e online, é interessante para alguns contextos e pode continuar sendo usado”, afirma Fernanda Hatti, mantenedora do Curso e Colégio Sigma, com olhar para o futuro.

Sigma
26.2%
Neo DNA
13.4%
UEL
11.1%
Maxi
6.9%
Universitário
2.6%
Outros
16.1%
Não Lembra
23.6%

Educação Infantil

A equipe de educadores de O Peixinho assumiu a tarefa de levar a atmosfera da escola para dentro das casas. No canal no Youtube, surgiu o projeto Hora do Conto. Uma vez por semana, uma nova história é apresentada pela contadora da escola, editada com recursos audiovisuais próprios para o público infantil. Os responsáveis não foram esquecidos, já que eles se tornaram parte do trabalho feito pela instituição. “Ofereceremos conteúdos específicos para educação e apoio emocional por meio de lives e matérias no blog feitas com profissionais da área da Psicologia e da Educação”, conta a diretora educacional Daniele Zoéga Della Barba. Com 50 anos de experiência, a escola pensa nos próximos que estão por vir. Para isso, quer não só chegar às mentes, como aos corações da comunidade. “Temos a preocupação de olhar o aluno de forma única, respeitando sua individualidade”. Uma responsabilidade enorme no momento crucial para a formação de uma pessoa.

O Peixinho
12.1%
Colégio Maxi
4.9%
Colégio Londrinense
4.9%
Colégio Marista
3.9%
Escola Educativa
3.3%
Outros
44.6%
Não Lembra
26.2%

Ensino a Distância

A crise mundial trazida pela necessidade do distanciamento social reforçou a convicção da Unopar: o ensino digital é uma tendência que deve se consolidar na educação brasileira. Precursora na prática do EaD e reconhecida pelos londrinenses há quase 50 anos, a universidade ampliou seu portfólio com 30 novos cursos nas áreas de tecnologia, comunicação, negócios e agronegócio. “Na pandemia, ficou evidente a importância desse pioneirismo, pois conseguimos atender da melhor maneira nossos alunos, garantindo a segurança e a aprendizagem com impacto mínimo na rotina de estudos”, aponta a reitora Flávia Frutos. Ciente do papel que presta à sociedade, a Unopar mantém a crença de que educar é empoderar. “Os alunos podem ser agentes de transformação do seu próprio futuro, como cidadãos e profissionais preparados para o mercado e promovendo o desenvolvimento econômico e social”, conclui.

Unopar
39.7%
Unifil
9.7%
Unicesumar
9.3%
Pitágoras
3.0%
Positivo
1.1%
Outros
12.8%
Não Lembra
24.4%

Escola de Idiomas

Uma das marcas mais reconhecidas no país, a Wizard é a mais lembrada pelos londrinenses. Com duas franquias na cidade, o trabalho para manter sua qualidade de ensino foi intenso no período em que os alunos precisaram permanecer em suas casas como proteção ao coronavírus. Tudo, no entanto, feito através do diálogo com os alunos. “Não deixamos de seguir o planejamento em momento algum, apenas trocamos a chave do presencial para o remoto. Efetuamos a adaptação para trabalhar a distância com a equipe e mantivemos as datas comemorativas através do drive-thru, com participação maciça dos alunos, pais e colaboradores”, lembra Ana Cláudia Leão, diretora da unidade do Centro. Agora, os alunos podem escolher se querem se manter aprendendo de forma on-line ou presencial. As aulas têm foco na conversação, além de a escola ofertar monitoria, plantão de dúvidas e o aplicativo Wiz.me, para a prática onde e quando quiser.

Wizard
25.1%
Cultural
13.9%
Fisk
10.0%
Cultura Inglesa
10.0%
CCAA
5.1%
Outros
16.9%
Não Lembra
19.0%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização