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Comunicação

Informação de qualidade

Veículos de comunicação exerceram papel de destaque durante a pandemia ao prover informações confiáveis sobre saúde à população

Durante a pandemia, os veículos de comunicação exerceram papel fundamental no esclarecimento da população sobre todos os aspectos da crise sanitária e no enfrentamento das fake news, que colocam em risco a saúde da população. O aumento na audiência dos vencedores do Top de Marcas na categoria no último ano demonstra a confiança da sociedade nas empresas do setor.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 10, 2021

Rádio de Notícias

Em Londrina, duas rádios empatam na lembrança da população no segmento, a Paiquerê 91.7 e a Paiquerê 98.9.
O jornalismo da Paiquerê 91,7 tem 45 anos com foco nas notícias regionais e do Estado. “Nossa especialidade é Londrina, região e o Paraná”, explica a diretora Adriana Faria Fuganti. “Somos reconhecidos como o jornalismo mais sério e de credibilidade da cidade”, acrescenta. O noticiário, sempre voltado à comunidade local, se fortaleceu durante a pandemia. “Nosso pensamento é de estreitar cada vez mais esse vínculo da emissora com a cidade de Londrina, vínculo que é inquestionável e reconhecido por toda cidade”, diz Adriana.
Paiquerê 98.9, o destaque é o programa de jornalismo matinal comandado por Ricardo Spinosa e uma equipe formada por dez pessoas. “Os comentários do apresentador fazem sucesso na cidade pela sua credibilidade e humanismo, dizendo realmente aquilo que o povo sente vontade de falar, sempre com muito respeito”, afirma a equipe da 98.9. Por meio do jornalismo, a emissora continua mantendo seus ouvintes por dentro de tudo que está acontecendo. “Mas não deixamos de lado a leveza, a programação musical e, acima de tudo, a empatia”, destacam.

Paiquerê
38.9%
CBN
12.1%
Jovem Pan
11.5%
Folha FM
5.6%
Igapó FM
4.1%
Outros
16.6%
Não Lembra
11.3%

Rádio de Música

A qualificação do ouvinte é uma das ferramentas que a Jovem Pan vem trabalhando nos dois últimos anos, com foco nas pessoas com mais de 25 anos do segmento AB. “A fidelidade musical é fundamental nesse processo. Focamos no pop/rock atual e nos melhores dos hits do passado não tão distante, que todos gostam de ouvir”, afirma o gerente comercial da rádio na cidade, Anderson Lopes. “Nós nos posicionamos com o objetivo de atingir o público mais seletivo e qualificado.” O formato que une programação musical com programas de entretenimento como Pânico e Morning Show é responsável pela consolidação da emissora como a rádio de música mais lembrada entre os londrinenses. “Manteremos o posicionamento no mercado. Nossa liderança no Top de Marcas mostra que estamos no caminho certo.”

Jovem Pan
24.9%
Paiquerê
18.9%
Folha
16.7%
Igapó
8.0%
Massa
4.1%
Outros
16.4%
Não Lembra
11.0%

Portal de Notícias Locais

Também pertencente ao Grupo Folha, o Bonde se mantém na liderança quando o londrinense pensa em portal de notícias locais. O site foi um dos primeiros portais de Londrina, surgindo no início dos anos 2.000. “Ganhamos mais audiência no último ano, muito pelo nosso posicionamento em levar a informação de forma assertiva e direta para facilitar a interação e ajudar a todos nesse momento em que um vírus desconhecido se tornou o centro da atenção mundial, gerando dúvidas, desinformação e uma situação dramática”, afirmaram Nicolás Mejía, superintendente, e Paulo Sergio da Silva, controller e diretor administrativo do Grupo Folha. O Bonde ampliou ainda o espaço para falar de saúde e outros aspectos envolvendo a pandemia, dando visibilidade para as notícias locais em tempo real.

Bonde
25.9%
G1
12.0%
Tarobá News
11.8%
Folha Web
8.0%
Massa News
4.6%
Outros
13.3%
Não Lembra
24.4%

Programa de Rádio

O programa Pânico, da rádio Jovem Pan, é o mais lembrado do segmento na cidade. Sua audiência em todo o País segue uma curva ascendente, segundo conta o gerente comercial da emissora em Londrina, Anderson Lopes. “Chegamos a patamares nunca alcançados de audiência e de visualizações na Panflix e YouTube, com mais de 100 mil visualizações por programa”, afirma. Para ele, o sucesso do Pânico, que está há duas décadas no ar, está relacionado à fidelidade da marca e à capacidade do programa de “se moldar ao contexto político”. O desafio, segundo Lopes, é encontrar um ponto de equilíbrio entre entretenimento e política, “fazendo um programa leve e de fácil acesso a todos os públicos, com humor inteligente”. O posicionamento que a marca quer dar ao Pânico no mercado é de “aumentar cada vez mais a audiência, alcançando patamares que se mantenham consolidados.”

Pânico - Jovem Pan
7.2%
Os Pingos nos Is - Jovem Pan
3.3%
Rádio Notícias - Paiquerê 98,9
1.5%
Bom Dia Londrina - Paiquerê 98,9
1.3%
Morning Show - Jovem Pan
1.1%
Outros
15.4%
Não Lembra
70.2%

Emissora de TV

Com mais tempo dentro de casa, a população passou a consumir mais informações por meio da TV. O público da RPC passou mais de quatro horas conectado à programação da emissora, seja no jornalismo ou no entretenimento. Os dados são da Kantar Ibope Media. “Esse tempo é recorde desde 2010, o que indica que a fidelidade do telespectador está ainda maior”, afirma a emissora. Além de divulgar as informações relevantes sobre a pandemia, o veículo buscou mostrar bons exemplos de cidadania em meio à crise. “Estimulamos a reflexão, a participação social e o debate público”. O envolvimento com a comunidade é uma marca da empresa, que criou o SocialHackaCom, um desafio que visa encontrar soluções para ONGs em conjunto com o Instituto GRPCOM. A RPC também lançou outros três projetos no ano: o Rocket 2022 (reality de empreendedores), o AmarElas (iniciativa de combate ao assédio e violência contra a mulher), e o Bicho do Paraná (programa para promover a visibilidade dos paranaenses que se destacam em suas áreas).

RPC (Globo)
48.2%
Massa (SBT)
24.1%
Tarobá (Band)
10.5%
RIC (Record)
9.8%
CNN
1.0%
Outros
3.6%
Não Lembra
2.8%

Programa Local de TV

O Meio Dia Paraná, da RPC, é o programa de TV local mais lembrado pelos londrinenses, e tem o dobro de audiência que a segunda emissora no mesmo horário. São mais de 159 mil telespectadores por minuto, de acordo com pesquisa da Kantar Ibope Media. “Nossa equipe está cada vez mais próxima da comunidade, funcionando como ponte com as autoridades para a resolução de problemas”, diz a equipe da RPC. Em sua programação, a emissora tem foco em serviços e na interatividade. “Nosso público tem voz e vez e nos ajuda com dicas, perguntas, além de participar de forma online do jornal.” Na pandemia, as equipes do Meio Dia Paraná se esforçaram para esclarecer dúvidas e checar informações sobre o vírus que assustou o mundo. “Explicar num laboratório a forma correta de lavar as mãos ajudou a salvar vidas”, contam. Passado o pior momento da crise, o telejornal continua trabalhando para “despertar o interesse pelo bem comum”. “Queremos que nosso jornalismo tenha sempre um papel transformador na vida de quem vive aqui.”

Meio Dia Paraná - RPC
11.8%
Tribuna da Massa - Rede Massa
7.7%
Tarobá Notícia - TV Tarobá
6.1%
Destaque - Rede Massa
4.8%
Balanço Geral - RIC
4.4%
Outros
21.5%
Não Lembra
43.8%

Jornal Impresso

Para buscar informações confiáveis, a população passou a dar mais credibilidade aos veículos de comunicação tradicionais como a Folha de Londrina, que possui um dos mais altos percentuais de lembrança de marca e está completando 73 anos de fundação. O posicionamento durante a pandemia trouxe ainda mais engajamento para o jornal junto à população. “Conscientes de que a informação de qualidade salva vidas, liberamos todo o conteúdo relacionado à Covid-19 para acesso de não assinantes”, conta Nicolás Mejía, superintendente, e Paulo Sergio da Silva, controller e diretor administrativo do Grupo Folha. O veículo buscou especialistas para tratar de todos os aspectos da pandemia – da saúde à economia. “Procuramos profissionais para informar com isenção e profundidade nossos leitores e daremos continuidade a este trabalho nos próximos anos para que possamos ser sempre os porta-vozes das demandas e anseios da população do Norte do Paraná”, destacaram.

Folha de Londrina
70.2%
Jornal de Londrina (JL)
4.9%
Gazeta do Povo
2.5%
Folha de São Paulo
2.0%
Jornal União
0.5%
Outros
0.7%
Não Lembra
19.3%

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