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Alimentação

Delivery em alta

Restaurantes reforçam os serviços de delivery e atendimentos virtuais.

O setor de alimentação precisou se adaptar e adotar novas práticas para atender o consumidor neste período de pandemia. Novas opções no cardápio, atendimento pelas redes sociais, aplicativos de delivery foram algumas das estratégias para vencer os obstáculos de 2020 e ampliar o market share.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 26, 2020

cliente recebendo produto do entregador

Buffet

Com mais de 42 anos de tradição, o Buffet Planalto,da família Chineze, oferece espaço amplo, flexível, requintado e climatizado para realização de eventos. O atendimento sofisticado e o cardápio cuidadosamente elaborado, fazem do Buffet Planalto uma referência no Brasil. Tanto no espalho Buffet Planalto, quanto no Villa Planalto, os clientes encontram uma equipe formada por profissionais treinados e bem orientados, que oferecem completo suporte aos eventos. Neste ano, com as restrições iniciais à realização de eventos, o negócio se reinventou com a inauguração do espaço Graciosa by Planalto, localizado na Chácara Graciosa, zona sul da cidade, para funcionar como restaurante e como delivery do cardápio da casa. Com a flexibilização da abertura das áreas de convivência na cidade, o novo espaço passou a ser também uma nova opção para a realização de eventos, tudo dentro dos protocolos sanitários. O Planalto investiu ainda na especialização da gastronomia para atender ao mercado fitness e vegano, com opções de produtos sem glúten, sem lactose e zero açúcar para diabéticos.

Planalto
36.5%
Elite
8.2%
Laguna
5.7%
Atlântico
5.3%
Möress
5.0%
Outros
14.3%
Não Lembra
25.0%

Churrascaria

A Chimarrão opera no mercado local há mais de 30 anos, com a proposta de ser uma casa especializada no churrasco gaúcho. “A qualidade do nosso atendimento gera a comunicação “boca a boca”, que certamente é um ponto fortíssimo na reputação da nossa marca”, acredota Vinicius de Oliveira Chiesa, gerente da churrascaria. A marca também aposta no ambiente virtual para interagir com o consumidor e estar sempre presente na sua memória. “Compartilhamos o nosso dia a dia com nossos seguidores, despertando o desejo do nosso cliente em vivenciar a experiência da nossa gastronomia”, diz Chiesa. Os momentos de quarentena no ano, que mudaram o comportamento de convívio social, fez a marca repensar estratégias de posicionamento. “Já vínhamos com a tendência do negócio digital e potencializamos o delivery por meio de aplicativo de entrega. Criamos mais produtos e aumentamos nossa interação com o mercado”, comenta o gerente.

Chimarrão
30.7%
Galpão Nelore
26.7%
Vento Sul
13.3%
Limozini
10.8%
Gaúcha Grill
1.7%
Outros
8.5%
Não Lembra
8.3%

Doceria

A Hachimitsu consolida-se como a maior rede de docerias do norte do Estado e entre as maiores do Paraná. O maior objetivo da marca é proporcionar experiências únicas aos consumidores, com produtos que atraem os olhares pela sofisticação e ingredientes selecionados. Hoje são sete lojas em atividade em Londrina e Maringá.
Fundada em 2005 por Nilo e Suely Kato, a trajetória da Hachimitsu, que significa mel de abelha, foi iniciada uma década antes, no Japão. Entre a rotina de trabalho nas fábricas japonesas, Suely conheceu as técnicas da confeitaria oriental em um curso especializado na área. Após 15 anos no Japão, o casal retornou ao Brasil e em 2005 abriu a primeira loja com uma pequena porta na avenida JK, em um espaço para cinco clientes e uma funcionária. Com o tempo, os doces sem igual foram conquistando os londrinenses e o pequeno negócio foi se expandindo. Hoje a empresa conta com um centro de produção e emprega mais de 100 colaboradores.

Hachimitsu
23.3%
Sodiê
14.7%
Mister Cuca
5.7%
Cacau Show
4.7%
Holandesa
4.5%
Outros
30.2%
Não Lembra
17.0%

Frango

Líder no mercado de frangos no Paraná, a Big Frango faz parte da JBS desde 2014. Seu portfólio é completo, com frangos temperados e in natura, sendo referência em qualidade, sabor e versatilidade no mercado de aves em geral. Com raiz pé vermelho, o frigorífico Big Frango nasceu em Rolândia e ampliou sua visibilidade pela forte presença nos pontos de venda. Segundo a empresa, a evolução dos processos de produção é constante para levar qualidade à mesa do consumidor. “A nossa eficiência que conta com uma equipe motivada e especializada, garante a qualidade da marca Big Frango”, destaca a empresa. A companhia aprimorou as suas embalagens neste ano e está focada na valorização do relacionamento com mercados e açougues, remodelando ainda os seus canais de atendimento e comunicação com fornecedores e clientes.

Big Frango
34.0%
Copacol
18.5%
Sadia
11.8%
Seara
6.0%
Jet Chicken
2.7%
Outros
15.7%
Não Lembra
11.3%

Panificadora

A padaria Pandor sempre foi reconhecida pela qualidade dos produtos e pelo atendimento ágil na loja que está localizada próxima à região de clínicas médicas em Londrina. “A qualidade tem sido um dos alicerces para manter a nossa visibilidade no mercado. E constantemente investimos em técnicas e produtos para manter esse padrão”, destaca Elvis Rodrigues, colaborador da área administrativa da Pandor. Outro ponto de destaque, segundo ele, é o visual do local que oferece um ambiente agradável e convidativo. “O grande desafio nesse período de pandemia foi o desequilíbrio financeiro ocasionado pela perda de faturamento decorrente da diminuição de fluxo e compras. A saída foi adotar medidas junto aos nossos colaboradores e fornecedores para vencermos este momento”, afirmou Rodrigues. Na comunicação, a Pandor tem apostado nos canais próprios. “Buscamos realizar um trabalho mais personalizado, atendendo nossos clientes pelas mídias digitais de forma pessoal e dinâmica”, disse Rodrigues.

Pandor
12.5%
Holandesa
6.8%
Panetteria Palhano
6.2%
Pátio San Miguel
5.3%
Brot
5.2%
Outros
48.5%
Não Lembra
15.5%

Pizzaria

Com a experiência de três décadas de mercado, a pizzaria Borelluccio está sempre se desafiando a apresentar novidades e inovar no atendimento ao cliente. “Uma marca não se faz da noite para o dia e sim adquire sustentabilidade quando se fundamenta na seriedade com o foco de trazer satisfação constante ao cliente. Por isso trabalhamos com produtos de alta qualidade para ter um produto final que ofereça excelente experiência ao consumidor, afirma Vander Luiz Borelli, proprietário. Neste ano, que também foi desafiador para o setor gastronômico, a Burelluccio reforçou as precauções sanitárias. “Estamos atendendo os clientes nos carros e nossos entregadores estão todos orientados com os cuidados que precisam tomar. A nossa estratégia foi usar as redes sociais para estarmos mais próximos de todos, informando os protocolos do nosso atendimento e realizando promoções”, conta Borelli. A marca já tem um projeto de abrir uma nova unidade em Londrina em um espaço mais amplo para proporcionar ainda mais conforto aos clientes.

Borelluccio
13.2%
Pizza Hut
10.0%
Donatello
7.7%
Piu Bella
6.8%
Vulcano
4.7%
Outros
51.5%
Não Lembra
6.2%

Restaurante Árabe

Variedade, originalidade, padrão e tradição são os atributos que colocam o restaurante Kiberama no topo da pesquisa Top de Marcas no segmento. As receitas de longa data garantem o sabor e a qualidade estabelecimento. O restaurante vem investido em mídia digital, TV, rádio e outdoors para estar sempre na memória dos londrinenses. Para enfrentar os desafios deste período de pandemia, o Kiberama ampliou a comunicação e criou novos pratos para chamar a atenção de potenciais clientes. “No restaurante adotamos medidas para garantir a segurança do cliente como o distanciamento das mesas e o limite ao número de pessoas dentro do estabelecimento, assim como medidas de higiene e limpeza. Ao mesmo tempo, incentivamos nossos clientes a pedir pelo delivery ou buscar o produto com agendamento prévio”, comenta Pedro Carlos Dakkache, sócio proprietário.

Kiberama
36.5%
Habib´s
15.0%
Zaatar
5.3%
Ghada
3.8%
Yalla Yalla
2.5%
Outros
4.8%
Não Lembra
32.0%

Restaurante Chinês

O China in Box, maior rede delivery de comida chinesa na América Latina, comemora 28 anos de atuação e passou a ser novamente a marca mais lembrada pelo londrinense no segmento. Para marcar a data a empresa investiu em uma estratégia 100% digital que envolveu influenciadores nacionais e regionais em áreas diversas como música, TV, lifestyle e delivery de comida. “Desenvolvemos uma ação ampla com mais de 60 influenciadores em todo o Brasil, o que é algo inédito para a rede. Nosso objetivo foi gerar o máximo de alcance, influência e relevância por meio de formatos que aliassem discurso de marca e promoção, e destacassem a experiência e qualidade dos pratos China in Box, ” explica Thiago Rodrigues, diretor executivo da BETC/Havas, atendimento da marca. “Poder comemorar mais um ano de China in Box no Brasil, especialmente em 2020, é um reflexo de muita dedicação, reconhecimento e carinho. Acreditamos que é fundamental nos aproximarmos cada vez mais dos consumidores e fortalecer esse relacionamento”, diz Mary Kaidei, diretora de marketing do Grupo TrendFoods, detentora da marca e considerado o maior grupo especializado em fast-food no país.

China In Box
22.5%
Taiwan
17.8%
Jin Jin
11.0%
Minato
5.5%
Matsuri
2.3%
Outros
17.3%
Não Lembra
23.5%

Restaurante Italiano

O restaurante La Gondola, especializado na gastronomia italiana, está há quase 30 anos no mercado em Londrina, prezando pelo bom atendimento, eficiência e atenção da equipe. O conforto, proporcionado pela ampla estrutura, cativa o cliente, mas, segundo os proprietários da marca, é o menu, com pratos clássicos que comtemplam cada região da Itália, é o ponto mais forte que mantem o restaurante na lembrança dos londrinenses. Entre as especialidades estão antepastos, pastas artesanais, pratos com mignon combinado com risoto, salmão assado em forno à lenha, pizzas especiais com porções individuais e a carta seleta de vinhos nacionais e importados. O restaurante também aposta no delivery e que teve as vendas ampliadas com os aplicativos de entrega neste período de pandemia.

La Gondola
9.7%
Bollogna
8.5%
Barolo Trattoria
5.8%
Italianinho
3.7%
Renatu's
2.8%
Outros
13.0%
Não Lembra
56.5%

Restaurante Japonês

Mais uma vez o Restaurante Sugoi foi o mais lembrado pelos londrinenses na categoria restaurante japonês. Desde a sua inauguração, há cinco ano, o Sugoi tem como objetivo oferecer a melhor experiência da cozinha japonesa como sinônimo de comida de qualidade, preço justo e excelência no atendimento. “Fazemos um trabalho ativo em canais de comunicação, mas acreditamos que o principal e mais efetivo canal de propagação da marca é sempre realizar o melhor em relação ao que servimos e como atendemos nossos clientes”, afirma Rosely Yury Yuzawa, proprietária. “Buscamos nos relacionar de maneira pessoal com cada cliente e as redes sociais têm sido um canal para cumprir com esse objetivo. Nosso entendimento sobre o “novo normal” era uma tendência que vinha a passos lentos e que a pandemia acelerou. Já vínhamos nos estruturando e construindo algo nessa direção, mas nosso relacionamento por vias digitais se intensificou e notamos a importância e a efetividade que a tecnologia nos proporciona”, explica Rosely.

Sugoi
13.7%
Kozan
8.0%
Matsuri
5.8%
Dachô
4.8%
Koala
4.7%
Outros
26.3%
Não Lembra
36.7%

Restaurante Self Service

O restaurante Dá Licença, mais lembrado pela população no segmento, está há mais de quatro décadas no mercado londrinense. O ano de 2020 foi um período para rever estratégias de curto e médio prazo e de concentrar fôlego nas operações mais rentáveis e dinâmicas. Duas unidades mais atingidas pela pandemia mundial foram fechadas. “Mantivemos as principais metas de longo prazo como o fortalecimento da unidade Recanto Dá Licença como âncora, e das casas da João Cândido, Shopping Boulevard e Shopping Royal. O delivery foi reforçado e alcançamos resultados positivos”, disse Enio Luiz Sehn Júnior, presidente do grupo. A empresa, segundo ele, está otimista com 2021 e a expectativa da retomada da economia. “Os empreendedores de forma geral já estão mais atentos à necessidade de reação iminente em relação a qualquer crise que possa acontecer. O ano de 2020 nos trouxe aprendizado”, afirmou.

Dá Licença
17.3%
Paulo´s
6.2%
O Casarão
6.0%
Mineiro
4.3%
Choppão
3.8%
Outros
46.7%
Não Lembra
15.7%

Sorvete

A Sávio completou 71 anos de mercado na produção de sorvete em Londrina, consolidando a sua missão que é a de oferecer alimentos de qualidade para proporcionar momentos de alegria e satisfação. Neste ano, voltou a assumir a liderança de marca na memória do londrinense. Em sete décadas, a marca buscou ser referência nas regiões de atuação no setor de alimentos congelados e ser reconhecida, segundo a administração da empresa, pela satisfação de seus clientes, parceiros e colaboradores com foco em valores como solidez, agilidade, valorização social, integridade e otimismo. A Sávio foi a primeira empresa brasileira do ramo alimentício a conquistar o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação ABRINQ, um programa que premia a atuação de empresas nacionais na defesa dos direitos da criança e do adolescente, em virtude das ações sociais realizadas. Além de sorveterias próprias, os produtos da Sávio são encontrados em diversas redes entre supermercados, padarias, bares e conveniências.

Sávio
42.8%
Kibon
19.7%
Gela Boca
8.7%
Geloni
5.3%
Nestlé
3.7%
Outros
16.5%
Não Lembra
3.3%

Supermercado

O Grupo Muffato é a quarta maior rede de supermercados do país, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). A rede atua em 25 cidades do Paraná e interior de São Paulo. A proposta da empresa é estar sempre presente no dia a dia da população das cidades em que atua. Na comunicação, a empresa utiliza, de modo permanente, os canais de comunicação online e off-line para se relacionar com os seus públicos e, principalmente, conhecer as necessidades e desejos dos clientes. “Investimos cada vez mais na gestão do relacionamento com o cliente, utilizando de forma intensiva as redes sociais, aplicativos e recursos tecnológicos”, afirma Márcia Regina Pereira, Gerente de Marketing do Grupo Muffato. O ano de 2020, segundo ela, exigiu dinamismo e agilidade da empresa no sentido de se ajustar à nova realidade trazida pela pandemia. Foram necessárias reformulações na logística, aperfeiçoamento do sistema de delivery, antecipação de estratégias de comércio online e adoção de medidas sanitárias para a segurança de clientes e colaboradores. “A pandemia foi um “gatilho” para a implantação de várias estratégias que a empresa já vinha desenvolvendo para estar sempre próxima ao cliente e favorecer a experiência com a marca, destacou Regina.

Super Muffato
62.7%
Viscardi
9.8%
Super Golff
5.2%
Cidade Canção
4.3%
Condor
3.2%
Outros
14.8%
Não Lembra
0.0%

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