x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Varejo

Mesmo demonstrando uma queda em relação ao ano anterior, o setor de varejo demonstra crescimento pelo 4º ano seguido. Para os especialistas, esse crescimento que vem sendo gradual desde 2017, se deve a uma valorização do comércio no dia a dia dos consumidores. Assim como a área de serviço, muitas empresas do ramo de varejo enfrentam as consequências de fechar as portas por um tempo. Mesmo assim, as pesquisas demonstram crescimento que vem acompanhando de perto a era digital e transformando a venda de varejo, utilizando ferramentas que foram chave na pandemia como delivery, compras por WhatsApp, Instagram e por sites mais robustos e comunicativos.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 21, 2021

Colchão

Referência nacional em colchões, a Castor está mais uma vez em destaque na lembrança espontânea do apucaranense. A empresa aposta na tradição e na comunicação para continuar sendo vista e se destacando no mercado. Segundo a diretora administrativa Helenice Silva Miguel, o relacionamento com os consumidores foi o foco nesse período de pandemia. “Aumentamos nossa interação com os clientes em outros formatos como WhatsApp, e-mail e redes sociais. Com as pessoas ficando mais tempo em casa, a qualidade do colchão ficou ainda mais em evidência já que interfere diretamente na melhor noite de sono e na melhor qualidade de vida”, destacou.

Castor
39.3%
Ortobom
15.0%
Gazin
11.8%
King Confort
3.0%
Prorelax
1.3%
Anjo
1.3%
Outros
5.3%
Não Lembra
23.2%

Fábrica de Bonés

No setor de bonés, a ItáliaMilano foi a fábrica mais lembrada pelo consumidor apucaranense. No mercado há 27 anos, a empresa apostou no online para se comunicar com os clientes e consumidores durante a pandemia e chegou a montar uma linha de produção para fabricação de máscaras. Entre seus principais produtos estão bonés, camisetas, camisas polo, bolsas, uniformes profissionais e acessórios como bandanas e toucas. Iniciou suas atividades no mercado promocional e expandiu sua atuação na área de magazines, PL e marcas próprias.

Italia Milano
7.3%
Bonelli
6.5%
Boneleska
5.3%
Cris Boné
4.0%
Boneon
3.5%
Outros
36.5%
Não Lembra
37.0%

Floricultura

Completando 26 anos no mercado, a floricultura Flor e Arte oferece variedade nos seus produtos e usou o período de pandemia para investir no online e se comunicar com o consumidor, mesmo a distância. “A pandemia potencializou nossas redes sociais, nosso e-commerce e atendimento via WhatsApp. No começo não entendíamos qual seria o impacto da pandemia no negócio, mas sabíamos que vender pela internet e atender virtualmente era uma tendência mesmo para o nosso ramo. Para o futuro pensamos em criar um aplicativo da loja e em fortalecer ainda mais o e-commerce”, afirma Aida Assunção, sócia proprietária da empresa.

Flor e Arte
29.8%
Channel
17.0%
Azaléia
3.0%
Acácia
1.5%
Primavera
1.3%
Outros
5.5%
Não Lembra
42.0%

Loja de Brinquedos

Há quase 20 anos no mercado, a loja de brinquedos Carrossel continua sendo a mais lembrada no setor. A marca conquista o prêmio desde o começo da pesquisa, há 13 anos. A empresa investe em um atendimento personalizado para se aproximar da população e dos clientes. Com localização central, a Corrossel oferece brinquedos divertidos e educativos para todas as idades. Durante a pandemia a loja implantou o sistema de delivery para atendimento aos clientes.

Carrosel
36.3%
Tapete Mágico
11.0%
Giga
7.3%
Banana
6.5%
Tuca
2.5%
Outros
12.3%
Não Lembra
24.2%

Loja de Calçados

Tradicional em Apucarana, a loja de calçados Karlos foi mais uma vez a mais lembrada quando o apucaranense pensa em local de venda de calçados. A empresa aposta na variedade dos produtos para chamar a atenção dos consumidores. Segundo o gerente Joaquim Roberto, a Karlos está sempre acompanhando as tendências do mercado na hora de escolher os produtos. O gerente afirma que a loja investe na comunicação com os veículos da região para se aproximar do apucaranense além de manter as redes sociais com novidades.

Karlos Calçados
20.0%
Serrallê
12.8%
Aracalce
11.0%
Doidão
6.5%
Padroeira
5.8%
Outros
34.3%
Não Lembra
9.8%

Loja de Decoração

Fazendo história no mercado de decoração em Apucarana, a Casa Rosa tem mais de 30 anos de tradição na cidade. Durante o período de pandemia a empresa fez algumas mudanças e investiu nas medidas de proteção tanto dos consumidores como dos clientes. “A alternativa foi respeitar o momento e as determinações necessárias, mas não suspender as comunicações com o mercado. Mantivemos nossas mídias sociais bem ativas e também aproveitamos para criar um Close Friends com os arquitetos e design. Assim conseguimos manter o vínculo e a lembrança da marca” afirma Larissa Balan, responsável pelo marketing da empresa.

Casa Rosa
16.5%
Decotex
9.8%
Giga
3.8%
Havan
3.3%
Mimo
2.8%
Miracolo
2.8%
Outros
16.0%
Não Lembra
45.3%

Loja de Esporte

Desde o começo do Top de Marcas Apucarana, a loja de esportes Camisa 10 segue sendo a mais lembrada do segmento. Referência em Apucarana a loja conta com mais de 40 anos de história. Durante a pandemia, a empresa inovou no seu conceito de atendimento e trabalhou pela primeira vez o setor de delivery, realizando compras pelo site, redes sociais e WhatsApp da empresa. “Tentamos investir o máximo possível em redes online para divulgar o delivery, que foi uma novidade na nossa empresa. Acredito que no começo todo o consumo que não é de primeira necessidade acabou diminuindo, mas com o delivery estamos vendo a volta dos clientes e acho que essa tendência veio para ficar”, explica Nilza de Carvalho, proprietária.

Camisa 10
44.0%
Sport Center
11.8%
GRG
9.3%
Athletic Center
8.5%
Hard
1.5%
Outros
4.8%
Não Lembra
20.3%

Loja de Informática

A IHARD Tecnologia tem como palavra de ordem a inovação e leva mais uma vez o título de mais lembrada em loja de informática. Para manter o atendimento atualizado, investiu não apenas em equipamentos, mas também nos cuidados necessários com a pandemia. “Os atendimentos técnicos ganharam a companhia do álcool em gel e EPIs de proteção para manter a segurança de nossos colaboradores e clientes. Já na área de vendas tivemos uma grande transformação digital. Nossos clientes passaram a demandar cada vez mais a tecnologia digital, resultando em mais vendas de computadores, notebooks e peças para upgrades dos equipamentos”, destacou Silvana Rezende de Freitas, sócia proprietária.

IHARD
23.5%
Max
7.5%
Kairos
4.8%
Innove
1.3%
JL Informática
1.0%
Outros
12.0%
Não Lembra
50.0%

Loja de Revelação Fotográfica

A Nikkon entende bem quando o assunto é tradição e fotografia. A empresa atua há mais de 30 anos em Apucarana e é destaque desde o tempo das fotos analógicas. No começo de sua história, a empresa era totalmente voltada para fotografar e registrar os muitos momentos em famílias e em eventos. Seu fundador Paulo Kanno, era responsável por acompanhar os acontecimentos na cidade. Hoje, a loja expandiu também para a comercialização de produtos voltados ao segmento de presentes.

Nikkon
41.5%
Fanny
26.5%
Cosmos
6.8%
Nikkei
2.5%
Bela Face
0.8%
Outros
2.3%
Não Lembra
19.7%

Loja de Roupa Feminina

“A loja B1 foi neste ano a marca mais lembrada pelo consumidor em Apucarana no segmento Loja de Roupa Feminina. A empresa fortaleceu a comunicação com os clientes pelo Instagram, Facebook e WhatsApp para incentivar as vendas online e acompanhar o crescimento desta nova forma de compra no varejo trazida pela pandemia. Segundo a marca, inovação virtual foi fundamental para continuidade do negócio”, ressaltou.

B1
11.3%
Bonny
10.8%
Jolly
10.3%
Pernambucanas
6.0%
For Boys For Girls
5.5%
Outros
37.8%
Não Lembra
18.4%

Loja de Roupa Infantil

Desde o começo de suas atividades, a loja de roupa infantil Pimpolho vem conquistando o consumidor com a variedade de produtos disponíveis na loja. Antonio Farias, sócio fundador da empresa, explica que apesar do momento de transformação, foi possível se aproximar dos clientes investindo no digital. “A mídia online focada em vendas é uma ferramenta que veio para ficar. Por isso, vamos procurar melhorar a aproximação digital com os clientes sempre, oferecendo o melhor atendimento”, afirmou.

Pimpolho
27.3%
João e Maria
5.3%
Bebê Chic
4.3%
Bambolê
4.0%
Mundo Encantado
3.5%
Outros
26.0%
Não Lembra
29.8%

Loja de Roupa Masculina

A loja de roupas masculinas A1 conquistou pela primeira vez a lembrança do apucaranense nesses 15 anos de história. A empresa aproveitou este período de pandemia para investir nos meios de comunicação como um meio de vendas também, além de iniciar um novo segmento, o de roupas femininas. Para se manter atualizada no mercado, especialmente com a onda do digital, a empresa intensificou as vendas pelos canais digitais, incluindo site, WhatsApp e redes sociais.

A1
12.0%
Cartola
11.3%
Bonny Sport Wear
10.3%
B1
8.3%
For Boys For Girls
7.8%
Outros
31.5%
Não Lembra
19.0%

Ótica

Destaque em Apucarana e em todo o Brasil, a Diniz está mais uma vez presente na lembrança do apucaranense quando pensa em ótica. A marca oferece modelos de óculos e lentes variados, com produtos diversificados e modernos. Além do atendimento na loja, a empresa realiza a divulgação de produtos em redes sociais onde é possível adquirir os produtos via WhatsApp nas lojas de Apucarana, Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia e Arapongas.

Diniz
31.3%
A Especializada
16.5%
Caracol
10.5%
Gouveia
4.0%
Perfil
4.0%
Outros
19.8%
Não Lembra
14.0%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização