x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Tops Especias

Marcas conquistam liderança em públicos específicos

Análise de percentuais apontam as mais lembradas por sexo, faixa etária e renda

Além de apontar a liderança das marcas na memória do apucaranense, a pesquisa Top de Marcas faz a análise dos indicadores para identificar aquelas que estão no topo da lembrança por sexo, idade e classe social. São comparados as diferenças entre o índice de citação da marca no seu segmento de mercado e o percentual de lembrança no público específico.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 14, 2021

TOP MARCA APUCARANA

A marca que representa Apucarana

segundo ano consecutivo, Paranatex é o nome que o apucaranense mais conecta com a cidade

O Grupo Paranatex, fundado em 1967 em Apucarana pela família Felipe, pioneira na cidade, é hoje um dos maiores empregadores do norte do Paraná e comercializa seus produtos no Brasil e em vários outros países na América do Sul, México e Estados Unidos.

A Paranatex, marca que o apucaranense mais relaciona com a cidade, integra esse conglomerado que possui um dos mais modernos complexos de fabricação têxtil do Brasil. A Paranatex Têxtil e as Lojas Paranatex, junto com a Ital – Fiação e Tecelagem, E.F. Agropecuária, Imobiliária e Construtora Refúgio e a Transportadora Caracol, formam o Grupo Têxtil Apucarana, referência nacional nos segmentos têxtil e confeccionista, e a maior corporação verticalizada do setor têxtil paranaense.

Atualmente, são produzidos cerca de dois milhões de metros de tecidos por mês com basicamente produtos 100% algodão, que atendem à cadeia do setor confeccionista nos segmentos produtores de bonés, moda, uniformes, calçados, decoração e fio retorcido.

Paranatex
10.8%
Eletran
3.0%
Pernambucanas
2.8%
Caramuru
2.8%
Muffato
2.5%
Outros
60.7%
Não lembra
17.4%

TOP MEIO AMBIENTE

A marca com maior conexão com as práticas de cuidados com o meio ambiente

Eletran foi apontada em 2021 com a empresa em que o apucaranense mais associa às ações de sustentabilidade ambiental

A relação entre a marca Eletran e as ações de sustentabilidade ambiental foi reconhecida pelo maior número de entrevistados da pesquisa Top de Marcas de 2021. Segundo a empresa, a gestão ambiental faz parte da responsabilidade geral da companhia e está inserida no processo produtivo das baterias. Entre as ações focadas na preservação do meio ambiente está a implantação da Estação de Tratamento de Efluentes e Águas Pluviais, o tratamento de resíduos e o monitoramento ambiental.

Na Estação de Tratamento, todo o efluente industrial gerado e toda a água da chuva captada dos telhados e pátio da empresa recebem tratamento para reutilização no processo produtivo. No tratamento dos resíduos, a indústria segrega e gerencia todos os resíduos gerados, priorizando a reciclagem. Os resíduos perigosos são destinados às empresas licenciadas.

A Eletran também realiza monitoramentos do ambiente conforme legislações ambientais vigentes para garantir a qualidade do ar, da água e do solo. Possui ainda as certificações ISO 14001 de gestão ambiental, ISO 9001 de gestão da qualidade, ISO 45001 de saúde e segurança e PROAMB de responsabilidade ambiental. A empresa recebeu também os selos EcoÁcido de preservação dos recursos naturais, EcoEscória de desenvolvimento sustentável e o Conama, outorgado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Eletran
2.5%
Paranatex
1.8%
O Boticário
1.3%
Italia Milano
1.0%
Outros
18.8%
Não lembra
74.6%

TOP PERFORMANCE

Pesquisa aponta marca com maior crescimento em 2021

Índice é um comparativo entre o percentual de lembrança das marcas líderes de 2021 e o percentual alcançado em 2020.

O crescimento no índice de memória do consumidor representa uma enorme vantagem competitiva para as marcas que disputam a atenção do público diariamente. Além de se preocuparem com os concorrentes, as marcas estão o tempo todo tentando se destacar em um universo onde a distribuição de conteúdo em diferentes plataformas avança exponencialmente. Na pesquisa Top de Marcas Apucarana 2021, a marca que mais cresceu na memória do consumidor foi o Hotel Doral com o índice de 9%. A sorveteria Gela Boca ficou em segundo com 8% e a Ótica Diniz em terceiro com 6%.

Doral
9.0%
Gela Boca
8.0%
Diniz
6.0%

TOP MASCULINO

Em 2021, a marca mais lembrada pelos homens foi a Eletran, que alcançou o percentual de 8% na diferença entre o índice de lembrança geral no segmento Bateria e o índice de citação da marca pelo público masculino. Em segundo lugar ficou a escola profissionalizante Senai e em terceiro a loja de informática Ihard.

Eletran
8.0%
Senai
7.9%
IHARD
5.9%

TOP FEMININO

E entre o público feminino, a vencedora foi a loja de brinquedos Carrossel, com o percentual de 13,8% alcançado na diferença entre o número de citações no seu segmento e a quantidade de mulheres que se lembraram da marca. Em seguida vem a academia de ginástica Mega Fitness e em terceiro a loja de roupa infantil Pimpolho.

Carrossel
13.8%
Mega Fitness
9.9%
Pimpolho
7.7%

TOP JOVEM

Entre a geração Z de 16 a 24 anos, a marca com maior percentual entre a lembrança no segmento e a citação pelos jovens foi a farmácia de manipulação Saúde. Em segundo lugar ficou a loja de revelação fotográfica Nikkon e em terceiro a loja de roupa infantil, Pimpolho.

Saúde
22.5%
Nikon
21.4%
Pimpolho
18.5%

TOP ADULTO

Já entre os adultos, na faixa etária de 25 a 54 anos, a vencedora foi a TNOnline. O portal de notícias local alcançou 5,9% na diferença entre a lembrança no segmento e o número de citações neste público específico. Em seguida vem AGráfica e em terceiro o plano de saúde Unimed.

TN Online
5.9%
AGráfica
5.4%
Unimed
5.3%

TOP SÊNIOR

Na avaliação do público acima dos 54 anos, a marca mais lembrada é a loja de esporte Camisa 10, com 20,6% de lembrança na diferença entre o percentual alcançado no segmento e o número de citações no público específico. Em segundo lugar ficou a construtora Zacarias e em terceiro a transportadora Trans Apucarana.

Camisa 10
20.6%
Zacarias
20.2%
Trans Apucarana
9.8%

TOP POPULAR

No chamado Top Popular, que avalia as diferenças de percentuais entre o resultado alcançado pelas marcas e a lembrança pelas classes sociais C e D, venceu o café Jandaia com 3,1%, seguido do feijão Kirei e da loja de brinquedos Carrossel.

Jandaia
3.1%
Kirei
2.6%
Carrossel
2.4%

TOP CLASSE A

E na avaliação entre a lembrança de marcas pelo público das classes sociais A e B, considerando a diferença entre o índice alcançado no segmento e o percentual de citação entre a população com renda mensal familiar acima de R$ 8 mil, a vencedora foi o pet shop Mi-Au com 24,8%. Em segundo a autoescola Guarany e em terceiro a revenda de Pneus Gonçales.

Mi-Au
24.8%
Guarany
20.5%
Gonçales
19.9%
Pesquisa
Realização