x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Ações corporativas ganham apelo especial com doces artesanais

Doces aguçam o paladar e criam memória, em ações corporativas trazem um apelo especial à lembrança dos colaboradores e clientes

Ações corporativas ganham apelo especial com doces artesanais

Sentir um aroma ou um sabor pode ser, em muitos casos, um gatilho que traz memórias e desperta sensações. Essa experiência sensorial tem o nome de memória afetiva e pode ser desencadeada por sons, cheiros, sabores, cores, tudo o que possa estar relacionado a um acontecimento pessoal marcante. No mundo empresarial a memória afetiva pode e deve estar presente, criando apelos especiais à lembrança de colaboradores e clientes por meio de ações corporativas.

Uma maneira acessível de trabalhar a memória afetiva ou simplesmente marcar a lembrança de um colaborador ou cliente, é por meio dos doces. Muitas empresas já têm como hábito criar ações internas que presenteiam a equipe com chocolates em datas comemorativas ou até mesmo a tradição de recepcionar clientes com bolachinhas e guloseimas.

Leia também: Consultoria de viagens: tendência foca em turismo de experiências

Mas as ações corporativas de marketing e relacionamento podem ficar ainda melhor se os doces forem personalizados e pensados estrategicamente para a ocasião. A Isabela Yenes, empresária e confeiteira no ateliê de doces finos Isabela Yenes Chocolatier, costuma atender o mercado corporativo com encomendas de doces para eventos e até bolachinhas personalizadas com a logo da marca. 

Um case interessante é de uma demanda que produzida para uma construtora da cidade. O empreendimento tem como conceito a palavra “sense”, que significa sensações. A mesa de doces montada para a ocasião foi pensada para, literalmente, causar sensações nos convidados. “Fizemos por exemplo um docinho que é todo rosa por fora, transmitindo uma sensação de doçura, mas por dentro ele é azedo. O doce é capaz de marcar ações, eles tem o poder de mexer com as pessoas”, comenta Yenes. Além da mesa de doces, os corretores da construtora receberam uma caixinha especial com opções criadas especialmente para causar sensações diferentes do que aparentam. 

Isabela Yenes é proprietária do Isabela Yenes Chocolatier | foto: divulgação Isabela Yenes

Doces em ações corporativas, quando feitas todos os anos, ganham status de tradição na empresa. O que é bastante positivo para o negócio, já que gera uma ansiedade para a realização da ação, fixando a data especial na lembrança das pessoas e fortalecendo a memória afetiva ano após ano. A empresa de doces finos Maria Ines Sella, costuma atender demandas do mercado corporativo que são geralmente campanhas pontuais e datas comemorativas dentro das empresas, como aniversários.

Seja em eventos ou como um presente dado pela empresa, os doces tornam as ações corporativas únicas. Como pontua a sócia Giovana Sella, “transmitem cuidado, doçura e, principalmente nos casos de doces artesanais, o cuidado que a marca teve ao fazer essa escolha.”

Doces marcam ações corporativas
“Os doces transmitem cuidado”. | foto: divulgação doces Maria Ines Sella

Leia mais: Saúde mental nas empresas quebra paradigmas

Pesquisa
Realização